Telegram Group Search
🎙 Entrevista com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, para a TV BRICS (2 de novembro de 2024)

Principais assuntos:

A Cúpula de Kazan demonstrou o rápido crescimento da credibilidade do #BRICS e o desejo de mais e mais países de se juntarem ao seu trabalho.

• Vários Estados solicitaram formalmente sua adesão como membros plenos. Outros manifestaram interesse em se tornar países parceiros. Essa é uma nova categoria acordada pela Cúpula de Kazan.

• A Declaração adotada foi acordada com base em um equilíbrio de interesses. Ninguém (como acontece nos fóruns ocidentais) tentou pressionar ninguém. Estávamos procurando formulações mutuamente aceitáveis. Elas foram encontradas em todas as questões.

👉 O ponto principal dessa Declaração é a necessidade de aumentar substancialmente a participação do Sul Global e do Leste Global nos mecanismos de governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC.

• A reforma das instituições internacionais existentes continua em pauta, mas, paralelamente <...>, todos querem criar mecanismos de pagamento alternativos <...>. É necessário um sistema paralelo, já que o dólar está sendo cada vez mais usado como uma arma agressiva na economia global.

• Também houve apoio a iniciativas puramente setoriais, incluindo a nossa iniciativa de iniciar os preparativos para a criação de um intercâmbio de grãos, investimentos e plataformas geológicas do BRICS. Essa foi a principal ideia dos países africanos que são membros do BRICS.

• Além disso, apresentamos dois projetos - para criar grupos de trabalho sobre transporte e medicina nuclear. Isso foi apoiado tanto na própria reunião do BRICS quanto na Declaração adotada.

• Uma representação mais equitativa do Sul e do Leste Global nos mecanismos de governança mundial implica uma reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

• Reafirmamos claramente nossa posição: apoiamos apenas o aumento da representação dos países asiáticos, africanos e latino-americanos. O Ocidente já está injustamente super-representado lá <...>. Especificamente, apoiamos a iniciativa coletiva da Índia, do Brasil 🇧🇷 e da União Africana sobre a reforma do Conselho de Segurança.

• Foi dada atenção especial na Cúpula à crise no Oriente Médio, à catástrofe do povo palestino, que agora está transbordando para os países vizinhos - Líbano, Iraque, Síria e Iêmen. A Declaração formulou um parágrafo bastante forte sobre a necessidade de interromper urgentemente esse derramamento de sangue.

• Também não evitamos discutir a crise ucraniana. Pelo contrário, na preparação e durante a Cúpula, falamos proativamente sobre ela, e o presidente russo Vladimir Putin tocou nesse assunto. Concordamos com uma formulação fundamentalmente importante na Declaração, que enfatizava que o principal agora é buscar soluções que se baseiem nos princípios da Carta da ONU em sua totalidade e inter-relação.

📖 Leia mais em português

#BRICS2024
🇷🇺 A Embaixada da Rússia no Brasil parabeniza todos os compatriotas e amigos da Rússia com o Dia da Unidade Nacional!

🗓 Há 412 anos, um levanto popular libertou Moscou dos invasores polonês-lituanos. Milhares de cidadãos de nosso país — representantes de diferentes estados, nacionalidades e confissões — conseguiram se unir diante de uma ameaça existencial e deram um exemplo de verdadeira coragem e devoção à pátria.

No início do século XVII, o Estado russo passou por um dos períodos mais difíceis de sua história: o Tempo das Perturbações. O ramo de Moscou da dinastia Rurikovich, que havia governado o país por sete séculos, rompeu-se. Vários impostores começaram a reivindicar o trono, fingindo ser o filho de Ivan, o Terrível, o falecido czarevich Dmitry.

O primeiro dos impostores, o Falso Dmitry I, conseguiu assumir o trono em 1605 graças ao apoio do rei polonês e do grão-duque lituano Sigismundo III. Pelas mãos do aventureiro, este último esperava anexar as regiões de Seversk e Smolensk à Comunidade Polonesa-Lituana e difundir o catolicismo na Rússia, mas calculou mal - um ano depois, o impopular Falso Dmitry I foi deposto pelos boiardos, e o trono foi assumido por um representante do ramo Suzdal de Rurikovich Vasily Shuisky.

A candidatura do impostor seguinte, Falso Dmitry II, foi apresentada em 1606 por oponentes de Sigismundo III entre os nobres poloneses. O noroeste e o norte das terras russas estavam sob o controle de invasores estrangeiros, e o próprio Falso Dmitry II se estabeleceu na cidade de Tushino, a 17 quilômetros do Kremlin. Nessas condições, Vasily Shuisky pediu ajuda à Suécia. Sigismundo III, que estava em guerra com os suecos, usou esse fato como desculpa para uma intervenção aberta.

No outono de 1609, as tropas polonês-lituanas sitiaram Smolensk e ocuparam várias cidades russas. Após a fuga do Falso Dmitry II sob o ataque do exército do voivoda russo Mikhail Skopin-Shuisky, uma parte dos Tuschinskii concluiu, no início de 1610, um tratado com Sigismundo III sobre a eleição de seu filho Vladislav para o trono russo. O poder no país passou para o conselho de boiardos, que obrigou Vladislav a jurar lealdade. As tropas intervencionistas entraram no Kremlin.

⚔️ O Patriarca Hermógenes de Moscou e de toda a Rússia emitiu um chamado para a resistência aos invasores estrangeiros, mas a primeira milícia popular reunida em Ryazan foi derrotada. O iniciador da segunda milícia, o chefe do zemstvo Kuzma Minin, conseguiu reunir um exército impressionante em Nizhny Novgorod: mais de 10.000 servos, camponeses, cossacos, fuzileiros e nobres. O príncipe Dmitry Pozharsky, que estava nessas regiões para tratamento médico, foi eleito governador. Em agosto de 1612, a milícia se aproximou de Moscou e, no outono, em batalhas ferozes, derrotou as forças superiores dos invasores.

A liberação da capital e a unidade das massas serviram como um poderoso impulso para o renascimento do Estado russo. Em 1613, o Zemsky Sobor elegeu um novo czar russo, Mikhail Fedorovich, o primeiro da dinastia Romanov. Em 1618, as últimas tropas de invasores polonês-lituanos e suecos foram expulsas da Rússia.

Para comemorar a façanha do povo, em 1818, por ordem do imperador Alexandre I, um monumento ao cidadão Minin e ao príncipe Pozharsky, feito pelo escultor Ivan Martos, foi erguido na Praça Vermelha em Moscou. Todos os anos, no Dia da Unidade Nacional, os cidadãos do nosso
país depositam flores no monumento.
⚡️ Briefing do tenente-general Igor Kirillov, chefe das tropas de proteção contra radiação, química e biológica das Forças Armadas da Federação da Rússia (5 de novembro de 2024)

Principais assuntos:

💬 O Ministério da Defesa da Federação da Rússia continua a estudar materiais sobre as violações da Ucrânia de questões relacionadas à segurança contra radiação. Em 2022, as forças armadas da Ucrânia realizaram 49 ataques de fogo usando artilharia e veículos aéreos não tripulados contra as instalações da usina nuclear de Zaporozhskaya.

• A previsão dos nossos especialistas sobre o desenvolvimento da situação da radiação, que foi posteriormente confirmada pelas organizações europeias relevantes, mostrou que a liberação de substâncias radioativas no caso de um acidente afetaria praticamente toda a Europa. Somente depois disso, e depois que os especialistas da AIEA foram colocados na usina, os bombardeios praticamente cessaram. Ao mesmo tempo, os ataques às instalações da unidade industrial e à cidade satélite de Energodar, onde vive o pessoal da usina, continuaram até hoje.

• Um dos objetivos prioritários da invasão das Forças Armadas ucranianas no Oblast de Kursk foi a captura da usina nuclear de Kursk.

• Apesar da atual falta de capacidade técnica para construir ogivas nucleares, os recursos disponíveis permitem que Kiev construa a tal chamada “bomba suja”.

• As autoridades ucranianas estão evitando dar aos especialistas da AIEA acesso total a todas as instalações na zona de exclusão de Chernobyl e estão atrasando a elaboração de relatórios detalhados sobre a quantidade e as condições dos resíduos radioativos.

❗️ A esse respeito, gostaria de chamar a atenção para os materiais metodológicos sobre os quais os representantes da SBU são treinados. Uma das áreas de treinamento lida com o uso de uma “bomba suja”, em particular, simula o roubo de fontes de radiação ionizante, a fabricação de um dispositivo explosivo e sua detonação em um local de grande concentração de pessoas.

• Não tendo obtido sucesso contra a usina nuclear de Kursk, o inimigo voltou às tentativas de assumir o controle da usina de Zaporozhskaya. <...> Graças às ações preventivas das unidades russas, o plano de tomar a estação não foi concretizado.
🎙 Trechos da entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, à agência de notícias Rossiya Segodnya (5 de novembro de 2024)

Pergunta: Qual é a sua avaliação do resultado da cúpula do BRICS e da conclusão da presidência do BRICS pela Rússia? Quais países são atualmente parceiros do BRICS? O que esse status significa na prática?

💬 Sergey Lavrov: A XVI Cúpula do #BRICS em Kazan foi, sem exagero, um dos eventos internacionais marcantes não apenas deste ano, mas também de todos os tempos recentes. Sua realização bem-sucedida destacou claramente a falta de sentido das tentativas de isolar a Rússia internacionalmente, empreendidas por nossos oponentes de política externa como um dos elementos de pressão sobre nosso país. A convite do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, delegações de 35 países da Ásia, África, Oriente Médio, Europa e América Latina, chefes de órgãos executivos das Nações Unidas, do Estado da União, da União Econômica da Eurásia (#UEE), da CEI, da Cooperação de Xangai (#OCX) e o Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento vieram a Kazan. <...>

As conversas dos líderes do BRICS e seu segmento de alcance ampliado/BRICS Plus permitiram uma troca de opiniões sobre todas as principais questões internacionais. Em vista do novo agravamento no Oriente Médio, foi dada atenção especial à questão da resolução de conflitos nessa região estrategicamente importante. Também foram consideradas as perspectivas de interação entre os membros do BRICS e o Sul Global no interesse do desenvolvimento compartilhado e da segurança indivisível.

A presidência russa do BRICS continua até o final do ano de 2024. A Cúpula de Kazan foi, sem dúvida, o ponto culminante do nosso termo na presidência do BRICS, pois deu aos líderes a oportunidade de resumir pessoalmente os resultados do trabalho realizado e delinear planos para o futuro. Tanto os resultados quanto os planos estão claramente refletidos no documento conjunto adotado na cúpula — a Declaração de Kazan. <...>

Gostaria de chamar a atenção para as cláusulas da declaração que tratam da adaptação do sistema monetário e financeiro global às realidades atuais, referindo-se ao aumento do papel dos países em desenvolvimento, ao aprimoramento de sua cooperação interbancária, ao aumento da participação das moedas nacionais nas liquidações e à criação de plataformas de pagamento independentes e mecanismos de seguro no BRICS. Todas essas direções levam, em última análise, à formação de um circuito de liquidação e pagamento que não está exposto a riscos externos, e isso, como sentimos na cúpula, está atraindo cada vez mais a atenção de um número crescente de países não ocidentais. <...>

Agora, com relação à categoria de Estados Parceiros. A Cúpula aprovou seus parâmetros. Continuamos a coordenar o trabalho nessa área. Esperamos tornar públicos seus resultados durante nossa presidência antes do final deste ano.

#BRICS2024
🎙 Trechos da entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, à agência de notícias Rossiya Segodnya (5 de novembro de 2024)

Pergunta: Que ações os países do BRICS pretendem tomar para diminuir a escalada da situação na zona de conflito palestino-israelense e na região do Oriente Médio como um todo?

💬 Sergey Lavrov: Desde os primeiros dias dessa crise sem precedentes em outubro passado, os países do #BRICS se solidarizaram em defesa dos direitos dos civis na Faixa de Gaza. Em 21 de novembro de 2023, uma Cúpula da Unidade de emergência concordou em pedir um cessar-fogo antecipado e assistência humanitária às vítimas. Essa posição comum foi reafirmada na declaração da cúpula de Kazan, e o presidente palestino Mahmoud Abbas participou de sua parte ampliada.

Quase imediatamente após o início da operação israelense em Gaza, nós, em coordenação com nossos parceiros do BRICS e outras organizações com ideias semelhantes, apresentamos um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU exigindo o fim das hostilidades e o acesso humanitário desimpedido à Faixa de Gaza. No entanto, ela foi bloqueada pelos EUA e seus aliados. Devido à posição politizada de Washington, o Conselho ainda não conseguiu adotar uma decisão que contribuísse para a normalização da situação em longo prazo.

Os americanos tentaram explicar sua posição pouco construtiva argumentando que, se essa resolução fosse adotada, poderia prejudicar seus esforços para levar Israel e o Hamas a um acordo sobre os termos de um cessar-fogo e uma troca de detidos. No entanto, o processo de negociação foi interrompido e a situação em Gaza continua a se deteriorar.

Além disso, o fogo do conflito regional está se alastrando. Suas chamas já engolfaram o território do Líbano, e alguns focos de incêndio estão atingindo a Síria, o Iraque e até mesmo o Irã. Não podemos deixar de mencionar a dramática desestabilização na área das artérias navegáveis do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, onde os americanos e os britânicos “montaram” uma coalizão naval multinacional que lançou ações agressivas contra as forças Houthi, que, por sua vez, responderam às ações enérgicas de Israel contra os palestinos nos territórios ocupados.

☝️ O catalisador de todos esses processos foi a crise na Faixa de Gaza. Quanto mais cedo ela for resolvida, mais cedo a situação no Oriente Médio como um todo começará a melhorar. Portanto, continuaremos a trabalhar coletivamente com nossos parceiros para encontrar uma solução justa para o problema palestino em uma base jurídica internacional universalmente reconhecida. Também faremos o máximo uso do potencial do BRICS.

#BRICS2024
🇷🇺 O Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, recebeu hoje as cartas credenciais de 28 embaixadores estrangeiros recém-chegados

Trechos do discurso:

💬 Vladimir Putin: A Rússia está aberta à cooperação mutuamente benéfica com todos os países, sem exceção, com base nos princípios de igualdade de direitos, não interferência em assuntos internos e estrita observância do direito internacional.

Defendemos a formação de um sistema justo de relações econômicas globais, livre de concorrência desleal, sanções unilaterais e restrições politicamente motivadas.

A Rússia participa ativamente da vida internacional e busca uma política externa construtiva que leva em conta tanto nossos interesses nacionais quanto as tendências objetivas do desenvolvimento global.

Isso foi confirmado pela Cúpula de grande escala do #BRICS realizada recentemente em Kazan. Foi o ponto culminante da presidência russa da União e um evento notável no calendário político global.

🤝 A Rússia adotou uma abordagem responsável para cumprir suas responsabilidades de presidência do BRICS. Durante o ano, foram realizados mais de 200 eventos nos níveis mais altos, ministeriais e de especialistas, bem como nos círculos empresariais, parlamentares e sociais.

Além disso, recebemos a séria tarefa de garantir uma integração suave e o mais completa possível dos novos membros do BRICS que se juntaram à associação no início deste ano.

E deve-se observar que eles realmente aderiram rápida e organicamente aos esforços comuns, participaram ativamente dos fóruns, apresentaram ideias e iniciativas úteis e promissoras e puderam sentir que a cooperação no BRICS, que é construída com base no respeito mútuo e na consideração obrigatória dos interesses uns dos outros, traz resultados concretos e tangíveis.

🌐 A tradição de realizar uma reunião conjunta especial com amigos e parceiros do BRICS do Sul e do Leste Global no formato “Outreach/BRICS plus” dentro da estrutura das Cúpulas do BRICS também foi mantida. Desta vez, a convite da presidência russa, participaram os líderes da Comunidade de Estados Independentes, bem como os líderes da Ásia, África e América Latina, incluindo aqueles que atualmente dirigem várias estruturas regionais importantes.

No total, delegações de 35 países e 6 organizações internacionais vieram a Kazan. Uma geografia tão ampla atesta o interesse nas atividades do BRICS e no estabelecimento de cooperação com nossa associação por parte dos Estados que buscam políticas verdadeiramente independentes e soberanas. <...>

A visão estratégica dos participantes do BRICS de um futuro mundo multipolar que atenda às aspirações dos países da “Maioria Mundial” está definida na Declaração de Kazan, aprovada no final da cúpula.

☝️ Um resultado significativo da Cúpula de Kazan foi o estabelecimento de uma nova categoria de “Estados Parceiros”. A lista de possíveis países candidatos para os quais a presidência russa enviará convites foi acordada. Após receberem uma resposta positiva, esses países receberão o status de parceiros do BRICS.
Media is too big
VIEW IN TELEGRAM
🗓 Em 6 de novembro de 1943, as tropas soviéticas libertaram Kiev dos invasores nazistas.

A ocupação da cidade pelo inimigo durou 778 dias. As unidades da SS e os nacionalistas ucranianos foram particularmente brutais contra civis, mulheres e crianças, além de judeus, ciganos, comunistas e prisioneiros de guerra soviéticos. Policiais, principalmente das regiões ocupadas do oeste da Ucrânia soviética, juntamente com os carrascos alemães, participaram dos crimes horríveis em Babi Yar. Os colaboradores ucranianos também participaram de ações punitivas na Bielorrússia, incluindo a queima do vilarejo bielorrusso de Khatyn.

Nas pesadas batalhas por Kiev, as tropas soviéticas que lutavam pela libertação da pátria demonstraram bravura e heroísmo. 65 unidades e formações do Exército Vermelho receberam o honroso nome de “Kiev”. Mais de 17,5 mil soldados e oficiais receberam ordens e medalhas. Por forçar o Dnieper e a libertação de Kiev, 2.438 militares receberam o título de Herói da União Soviética.

A 1ª Frente Ucraniana, sob o comando de Nikolai Vatutin, precisou de apenas 10 dias para realizar com sucesso a operação ofensiva de Kiev.

A libertação de Kiev tornou-se um dos principais episódios da Grande Guerra Patriótica, que contribuiu para a expulsão dos alemães do território da RSS ucraniana e para o acesso à fronteira com a Romênia e a Polônia.

Em 1965, Kiev recebeu o título de Cidade-Herói.

📹 The Russian Military Historical Society

#Vitória79
🇷🇺 Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para assuntos relacionados ao G20, APEC, Parceria da Grande Eurásia:

🗓 De 5 a 7 de novembro de 2024, a cidade brasileira de Salvador sediará a 4ª reunião do Grupo de Trabalho do G20 sobre Cultura, com a participação de especialistas do Ministério da Cultura e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

A delegação russa está ativamente engajada na plataforma do #G20 para promover nossas abordagens baseadas em princípios sobre a igualdade dos Estados na formação da agenda cultural global e a importância do respeito à diversidade civilizacional do mundo e aos valores espirituais e morais tradicionais.

Observar consistentemente a inaceitabilidade de práticas discriminatórias, proibições unilaterais e restrições no campo da cultura.

O resultado das discussões será refletido em uma declaração a ser adotada durante a Reunião de Ministros da Cultura do G20.
🗓 Em 7 de novembro de 1941, um desfile militar histórico foi realizado na Praça Vermelha, em Moscou, para marcar o 24º aniversário da Grande Revolução Socialista de Outubro.

O desfile foi realizado em condições difíceis, quando as tropas alemãs estavam nos arredores da capital, e se tornou uma demonstração da força de espírito e da determinação dos soldados e oficiais do Exército Vermelho contra o pano de fundo do avanço dos invasores nazistas.

O desfile pode ser equiparado a uma grande operação militar em termos de seu impacto moral. Um total de 28.487 homens, 140 peças de artilharia, 160 tanques e 232 veículos motorizados participaram do desfile. Da Praça Vermelha, soldados e oficiais soviéticos foram para a frente, prontos para defender sua pátria dos nazistas até o fim.

O desfile histórico tornou-se um símbolo da firmeza e da coragem do povo soviético, demonstrando ao mundo a vontade indomável e a determinação de lutar contra os invasores fascistas.

⚔️ Apenas um mês depois, a “invencível” Wehrmacht sofreu sua primeira grande derrota, e o ambicioso plano de Hitler para uma “guerra relâmpago” contra a URSS foi frustrado.

Em 2004, uma lei federal foi aprovada, segundo a qual o dia 7 de novembro se tornou o Dia da Glória Militar da Rússia — em homenagem ao dia do desfile militar na Praça Vermelha. Desde então, concertos festivos e exposições têm sido organizados anualmente no país para marcar esse evento.

#Vitória79
🗓 6-8 ноября в г. Бразилиа проходят Парламентский форум «Группы двадцати» (#P20) под лозунгом «Парламенты за справедливый мир и устойчивую планету» и 10-я встреча спикеров парламентов «Группы двадцати». В мероприятиях принимают участие сенаторы Совета Федерации Федерального Собрания и депутаты Государственной Думы Федерального Собрания Российской Федерации.

Форум призван объединить парламентариев для обсуждения таких актуальных глобальных проблем, как борьба с голодом, сокращение бедности, справедливый и инклюзивный экологический переход, направлен на укрепление парламентской дипломатии путём содействия обмену идеями и опытом между странами «Группы двадцати».

👉 6 ноября на рабочих сессиях «Содействие климатической справедливости и устойчивому развитию с перспективами гендера и расы», а также «Борьба с гендерным и расовым неравенством и укрепление экономической автономии женщин» выступила сенатор Т.А.Сахарова.

Кроме того, на рабочей сессии «Женщины во власти: расширение представительства женщин в процессах принятия решений» выступила депутат Р.Б.Чемерис.

👉 7 ноября на рабочей сессии «Роль парламентов в укреплении устойчивого развития» выступил заместитель Председателя Совета Федерации Федерального Собрания Российской Федерации К.И.Косачев.

🤝 «На полях» мероприятий состоялись встречи делегации Совета Федерации Федерального Собрания Российской Федерации с Председателем Федерального сената Национального конгресса Бразилии Родриго Пашеко и его первым заместителем Венезиано Витал ду Регу, а также встреча К.И.Косачева с сенатором, членом парламентской группы по сотрудничеству с #БРИКС и бразильской группой в Межпарламентском союзе Нелсиньо Традом.

#ГруппаДвадцати
🎙 Trechos de um discurso do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, na sessão plenária da XXI reunião anual do Clube Internacional de Discussão Valdai.

Pergunta: Paulo Batista Nogueira (Brasil): Você poderia falar mais sobre os tópicos que abordou durante seus comentários e no discurso - BRICS e o dólar americano? Que papel o senhor vê para os BRICS na construção de alternativas aos sistemas não confiáveis e disfuncionais que usam o dólar?

A Rússia propôs um plano detalhado e interessante para pagamentos internacionais com base em moedas nacionais em 2024 durante sua presidência do BRICS. Como você vê o futuro dessa discussão? Poderemos nos basear nela?

O senhor concorda que há certas limitações nos pagamentos em moedas nacionais e que, gradualmente, passo a passo, mudaremos cuidadosamente para um novo meio de pagamento, uma nova moeda de reserva? O presidente Lula, a propósito, falou sobre isso em sua declaração durante a cúpula de Kazan. Eu gostaria de ouvir sua visão sobre essa questão.


💬 Vladimir Putin: Baseio minha posição no que nossos especialistas nos oferecem, e confio neles. Eles são certamente especialistas de nível internacional. E eu falei preliminarmente sobre nossa proposta. E quando uma ideia é gerada, meu papel é trabalhar no país, na comunidade de especialistas, no governo e no Banco Central, para impulsionar essas ideias, essas propostas, de alguma forma formalizá-las de maneira apropriada e, depois de entender o que estamos falando, propor essas ideias aos nossos parceiros.

Propus uma dessas ideias ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele se interessou, recebeu nossos especialistas no Brasil, e em um nível muito bom. Ele convidou representantes do Banco Central e do Ministério da Fazenda para essas reuniões, em geral, praticamente todo o bloco econômico. E nossos colegas e amigos no Brasil estavam interessados.

Fizemos o mesmo com outros países do #BRICS. Tive excelentes conversas com praticamente todos os líderes, com todos, e em geral todos gostaram dessas ideias.

☝️Propomos a criação de uma nova plataforma de investimento, usando ativos eletrônicos, desenvolvendo-os. Ou seja, estamos falando sobre a criação de uma plataforma para pagamentos eletrônicos, com a ajuda da qual seria possível investir em mercados emergentes, e esses são principalmente os mercados do sul da Ásia, da África e, em parte, da América Latina.

<...>

Atualmente, o uso de moedas nacionais ainda tem seu efeito. Para a Rússia, por exemplo, dois terços de nosso volume de negócios já são atendidos em moedas nacionais. Quanto aos países do BRICS, 88% do nosso volume de negócios é atendido em moedas nacionais.

Agora estamos falando sobre o uso de ferramentas eletrônicas para a troca de informações financeiras entre os bancos centrais de nossos países, o chamado sistema BRICS Bridge.

Ouvi muitas conversas em nível de especialistas e em círculos jornalísticos sobre a necessidade de se pensar na criação de uma moeda única. Mas ainda é muito cedo para falar sobre isso. E não temos essas metas entre nós. Porque, para falarmos sobre uma moeda comum, precisamos alcançar uma maior integração das economias entre si. Essa é a primeira coisa. E a segunda. Precisamos elevar a qualidade das economias a um determinado nível para que elas sejam muito semelhantes e compatíveis em termos de qualidade e estrutura.

❗️ Nossas propostas não têm como objetivo combater o dólar. Estamos simplesmente respondendo aos desafios do momento, em resposta às novas tendências no desenvolvimento da economia mundial, estamos pensando em criar novas ferramentas e, em primeiro lugar, é claro, como eu disse no início, é importante criar um sistema, usar os sistemas já existentes em cada país para trocar informações financeiras, e desenvolveremos as ferramentas que mencionei.

📖 Leia mais em inglês
🗓 8 ноября в г. Бразилиа делегация Государственной Думы Федерального Собрания Российской Федерации в составе заместителя Председателя Государственной Думы П.О.Толстого, руководителя секретариата заместителя Председателя Государственной Думы А.А.Борзова и и.о. начальника отдела по взаимодействию с межпарламентскими объединениями Управления межпарламентского сотрудничества Аппарата Государственной Думы Д.Ю.Степанова провела встречу с федеральным депутатом Палаты депутатов (нижняя палата парламента) Национального конгресса Бразилии, Председателем «Партии трудящихся» (Бразилия) Г.Хоффманн.

Состоялся обмен мнениями по ряду актуальных международных проблем.

🤝 Стороны также обсудили вопросы, связанные с группой «#БРИКС Плюс» как стратегической платформой для развития связей между нашими странами, и укрепление отношений между политическими силами «Единая Россия» и «Партия трудящихся» (Бразилия).
2024/11/15 03:58:13
Back to Top
HTML Embed Code: