Telegram Group Search
#acessoatelescopios 🇧🇷

Retornando ao papo de como astrônomos podem ter acesso a telescópios... (no rastro #acessoatelescopios)...

Tem um monte de telecópios a bordo de satélites que dão voltas ao redor da Terra, como é o caso do Hubble. E para vários deles nós podemos pedir que sejam feitas observações sem que o Brasil tenha pago ou precise pagar para isso. Como de praxe, é preciso submeter um projeto à equipe do satélite que se pretende usar. Esse projeto participará de um processo de seleção rigoroso de alta concorrência ou, em caso de exceção pela excelência ou urgência para se observar um fenômeno passageiro, ser aprovado diretamente pelo diretor do satélite. 

Hoje inclusive está sendo realizada pelo satélite XMM-Newton a observação de raios X produzidos por um dupla estelar em resposta a um projeto do qual eu sou o responsável. Estamos usando um satélite de quase 4 toneladas (o maior já construído pela Europa para fins científicos) e custo estimado de 1 bilhão de dólares, de alta tecnologia, a custo zero para o Brasil além de nossos salários. A de hoje é a primeira de 6 observações esperadas para 2021, como continuidade de um esforço que em 2020 resultou na revelação de um sistema muuuuito peculiar. (Quer saber mais? Aqui, aqui, aqui, aqui, ...). Será que vamos ter mais revelações com os outros sistemas que estão sendo observados? É essa a ideia🤞

_
#ficaadica de cineminha para o final de semana 😉

Topa ver o que tem de mais avançado sendo desenvolvido em termos de telescópio espacial e trilhas científicas que estão prestes a serem abertas? James Webb Space Telescope (JWST).

Se tudo correr e ocorrer bem, o JWST, uma obra prima da tecnologia, vai ser lançado ao espaço neste ano.

__
Tudo tem limite. Mas tem alguns limites que são mais limitadores do que outros... e eis um deles.

Não estamos conseguindo usar a dita inteligência humana para conseguir viver em harmonia com a natureza. E não se trata de destruir o planeta: ele vai continuar independente do que façamos. Estamos mudando a capinha fininha dele que é exatamente onde as coisas interessantes acontecem: dos fundos dos mares ao topo da atmosfera. Estamos conseguindo bagunçar tudo.

O Universo é um grande condomínio. Só em nossa galáxia são bilhões de estrelas, com planetas existindo como regra na maioria delas, com incontáveis deles tendo incontáveis luas. Mas além de não termos ainda identificado um lugar para onde parte de nós possa ir, não sabemos como chegaríamos lá. Em resumo: somos péssimos inquilinos da única casa que temos nos classificados dos jornais. E não respeitamos os demais moradores. Ou mudamos o contrato do aluguel, ou seremos despejados (mais rapidamente).

Sempre é mais fácil destruir do que consertar, ou criar.
A Terra está cruzando o rastro de um cometa (Swift-Tuttle)!

Vários "pedregulhinhos" estão interagindo com a atmosfera, sendo aquecidos nessa interação e gerando os fenômenos luminosos que chamamos de meteoros. Como são muitos comparados aos de uma noite, digamos, normal, chamamos de chuva de meteoros. Essa de agora é recorrente nessa época do ano e tem até nome: Perseidas. (Isso porque quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol - um ano - ela passa na região do rastro desse cometa). Joinha?

De ontem para amanhã está rolando o pico dessa chuva, o que significa um maior número de meteoros por hora.

Eita, bateu uma lembrança maravilhosa de uma noite que eu vi uma tempestade (!) de meteoros ☺️ Foi incríiiivel! Será que a chuva dessa noite vai ser assim? Mas fique ligado porque depois de meia noite já é sexta-feira 13! 🤪 Por aqui (estou em Sampa, que já não é um lugar propício para observar meteoros
...) parece que a chuva vai ser de água mesmo 😭
(Autoria não identificada).
Feliz 2022!

Saúde e paz, nessa que começa [por definição] agora e nas próximas voltas da Terra em torno do Sol [na verdade, em torno do centro de massa do sistema solar, e que nem sempre "está" dentro do Sol 😋].
ps.: eu aprendi que não basta entrar no canal; quem quer acompanhar precisa clicar em "seguir."
Pessoal: lembrando que o canal migrou para o zap

https://whatsapp.com/channel/0029VaA95h065yDF0mipvf1X

*para seguir o canal é necessário clicar em "seguir".
2025/02/22 16:10:11
Back to Top
HTML Embed Code: